O Olhar Cinematográfico de C. Kim Miles em “The Brothers Sun”
O renomado diretor de fotografia C. Kim Miles utilizou a câmera ALEXA Mini LF e as lentes Signature Primes e DNA LF para dar autenticidade e variedade à nova série de sucesso da Netflix, “The Brothers Sun” (“Irmãos do Sol”, em tradução livre para o português), lançada em janeiro de 2024. Com locações em Taipei e Los Angeles, a saga de crime e família ganha vida pelas mãos habilidosas de Miles, cujos trabalhos com lendas como Robert Zemeckis e Peter Ramsey demonstram sua maestria em contar histórias, agora potencializadas pela tecnologia.
A visão de Miles para a narrativa visual foi meticulosa. Ele e o diretor Kevin Tancharoen buscaram inspiração sem cair na imitação, visando uma linguagem cinematográfica única. “Misturamos referências com a nossa visão, combinando cores, proporções de tela – construímos a estética da série peça por peça”, explica Miles.
A distinção entre Taipei e Los Angeles é marcante, alcançada por escolhas deliberadas de lentes. “Taipei precisava brilhar com opulência, daí as Signature Primes. Los Angeles, com sua aspereza, exigia a textura das lentes DNA LF”, detalha o diretor de fotografia. O ARRI Rental Los Angeles forneceu não apenas essas lentes exclusivas, mas também deu suporte à produção inteira.
A preferência de Miles pela ALEXA Mini LF vem de uma profunda apreciação pelas qualidades orgânicas do filme. “Comecei com filme e vejo sua alma refletida no sensor da Mini LF – sua faixa dinâmica e profundidade tonal remetem à estética tangível do filme”, compartilha.
Optar pela ALEXA Mini LF foi uma decisão baseada em preferência e praticidade. “Adoro a ALEXA 65, mas a Mini LF preenche a lacuna entre o grande formato e o Super 35 mm, oferecendo aquela sensação cinematográfica sem o peso dos dados para o ritmo de uma série de TV”, afirma Miles. Ele enfatiza a capacidade do sensor de contar histórias de novas maneiras, com ajustes de campo de visão que têm implicações narrativas.
Em “The Brothers Sun”, C. Kim Miles prova mais uma vez que suas escolhas de câmera e lentes são mais do que ferramentas – elas são os condutores de sua narrativa visual. Com a ARRI ALEXA Mini LF e as lentes Signature, ele cria uma narrativa que trata tanto dos tons emocionais quanto das realidades cruas dos mundos dos personagens.
“A ARRI ALEXA Mini LF e as lentes Signature são os instrumentos através dos quais canalizo minha voz criativa”, conclui Miles. “Elas me permitem esculpir luz, textura e cor em uma história que ressoa além da tela, deixando uma impressão duradoura no público.” Esta série não é apenas mais um título no catálogo da Netflix, mas um testemunho do domínio de Miles da forma cinematográfica, onde cada quadro é uma pincelada na tela do drama de alto risco.
Ao falar sobre lentes, a paixão de Miles é evidente. “As Signature Primes são impecáveis – limpas, mas não excessivamente nítidas. Elas lidam com tons de pele com uma sutileza que nunca vi em nenhum outro lugar”, diz ele, elogiando a ausência de aberração cromática e o belo desfoque. “Essas lentes trazem personalidade à imagem; elas são consistentemente confiáveis em toda a gama.”
Com a ajuda da ARRI Rental Los Angeles, C. Kim Miles recebeu uma nova iteração do filtro de contraste VariCon para “The Brothers Sun”, feito sob medida para o uso do diretor de fotografia na série. O novo VariCon permitiu que ele tingisse todo o quadro ou selecionasse áreas específicas, dependendo do que a cena exigia, especialmente quando se tratava da distinção dos locais ao longo da série.